terça-feira, 30 de junho de 2015

A Crise na Grécia e a necessidade de uma previdência privada


crise na grécia
Créditos: http://www.lucaslima.com/

Hoje é um dia importante para a Europa, todos os holofotes da zona do euro estão voltados para aquela que outrora fora símbolo do raciocínio lógico e filosofia, agora se encontra no meio de um caos financeiro de maneira irracional e a beira de um colapso do sistema bancário sem precedentes no país.

Tudo isso eleva um alerta: Se o tesouro nacional não tem dinheiro como ficam os aposentados?


Anos de irresponsabilidade fiscal agregada ao populismo desenfreado compõe uma tragédia grega fadada ao calote, o governo de Aléxis Tsípras que não teve punho para tomar as rédeas da economia e aplicar a tão requisitada austeridade agora joga, literalmente, a bomba nas mãos da população em forma de referendo.

Independente dos resultados uma coisa é líquida e certa, a Grécia está quebrada, não apenas pelas dívidas que contraiu com investidores internacionais, mas por que sua economia vem retraindo a taxas galopantes de 25% a.a, e, sem produzir, uma nação também não arrecada.

Com isso todas as contas públicas de um país ficam compromissadas, em especial a que costuma ser a mais onerosa de todas ,a previdência pública, em um país que não possua uma pirâmide populacional adequada ao modelo, esse tipo de custo já se torna insustentável, e com um país quebrado, inviável.

A Grécia nos demonstra na prática que, confiar em governos a longo prazo é uma aposta arriscada, a aposentadoria é a fase da vida que mais ficamos dependentes, excluídos do mercado um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e sem outras alternativas financeiras a miséria começa a bater a porta dos aposentados gregos encurralados pelo sistema previdenciário falido.

No mercado financeiro há um velho ditado que corre pelos corredores as instituições: "Não coloque todos os ovos em uma só cesta." contar apenas com a previdência pública para uma projeção a longuíssimo prazo pode se tornar desastroso, há inúmeras opções disponíveis para diversificar (que vão além da tradicional previdência privada oferecida por bancos e corretoras), não espere que a tragédia grega chegue para se precaver, comece a investir agora!

Sucesso e bons investimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.